Processos integrados ou informatizados?
- Giovani Grazioli
- 31 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Existem diversos softwares, ERPs e RPAs, que prometem integrar os processos de sua empresa, mas aqueles que se aventuram nessa jornada frequentemente se deparam com dificuldades em configurar os sistemas de forma adaptada para a produção da empresa.
O que chamo a atenção dentro desse tema é que, se o conceito geral de uma integração de processos é economizar tempo, facilitar o trabalho e reduzir erros, então é importante analisar criticamente se esses objetivos estão sendo cumpridos.
Por vezes encontro processos que se valem de mais de um software, onde é necessário inserir manualmente a informação em pelo menos um deles, sendo que essa informação já havia sido lançada em outro.
Um processo é composto por etapas que quando concluídas conduzem ao início da próxima, para que seja realmente integrado, essa comunicação tem que ser automática, ou pelo menos automatizada.
O término de uma tarefa precisa automaticamente dar início a próxima. Se eu preciso concluir uma tarefa manualmente e depois iniciar a próxima manualmente, mesmo em casos em que existam elementos automatizados ou automáticos, será se meu processo realmente é integrado?
Se eu preciso inserir a mesma informação duas vezes, estou sujeito a erros no lançamento. Se os dados são coletados manualmente, também. Além disso, esse tipo de atividade custa tempo, que poderia ser economizado.
Se eu tenho dificuldades em manusear a estrutura de software que possuo, será se realmente ela está facilitando meu trabalho? E o tempo gasto procurando os recursos corretos ou os dados que preciso?
Quando tenho que aguardar que alguém me envie um material por e-mail ou whatsapp, indicando que concluiu uma atividade eu estou perdendo tempo. E se essa pessoa esquecer?
Se o processo é integrado, esse tipo de situação não pode ocorrer. Nesses casos é importante refletir se realmente os processos são integrados ou se na melhor das hipóteses eles foram apenas informatizados.
E se tiver curiosidade sobre como verdadeiramente integrar os processos de sua empresa, estamos sempre a disposição.
Comments